Doenças cardiovasculares e cárie

Com certeza você já sabe que a escovação dos dentes é extremamente necessária para manter uma boa saúde bucal, mas você sabe quando devemos trocar a escova de dentes?

Doença cardiovascular e cárie

Você sabia que cuidar da sua higiene bucal pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares?

Um estudo da American Heart Association, associação cardíaca dos Estados Unidos, demonstrou que pessoas que escovavam os dentes menos de duas vezes por dia, quando comparados a quem escovava de duas a três vezes ao dia, tiveram um risco 3 vezes maior de ter ou morrer de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou derrame.

Por que existe essa relação?

Esse estudo foi apenas uma observação, mas se abordam as possíveis relações entre as bactérias que infectam as gengivas e causam gengivite e periodontite com as doenças cardíacas. Essas bactérias poderiam viajar pelos vasos sanguíneos para outras partes do corpo, causando inflamação e danos, como endocardite, aterosclerose e AVC.

Por isso, não brinque com a sua saúde bucal, ela precisa ser uma prioridade! Escove os dentes corretamente e visite o dentista com regularidade!

Quem tem gengivite ou doença periodontal avançada têm maior risco de desenvolver doença cardíaca devido à saúde bucal, principalmente se ela não for diagnosticada e não for tratada.

Sinais e sintomas de problemas na saúde bucal 

  • Gengiva vermelha, inchada ou dolorida
  • Sangramento gengival
  • Pus ou sinais de infecção na gengiva
  • Mau hálito frequentemente 

Como prevenir?

Mantenha uma boa higiene bucal, escovando os dentes ao menos 3x ao dia e utilize fio dental diariamente. Não se esqueça de visitar o dentista para realizar limpeza regularmente.

A escova dental deve ser trocada a cada três meses, ou quando as cerdas estiverem deformadas pelo uso. Isso ocorre porque, após esses três meses, as escovas perdem sua eficiência na remoção de placas bacterianas.

Além disso, depois que você tiver um resfriado, gripe ou infecções de boca e garganta, também é necessário trocar suas escovas de dente para prevenir uma reinfecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *