Sempre que pensamos em cárie logo associados ao consumo de doces. Isso ocorre porque o consumo frequente desses alimentos realmente contribui para o surgimento de cáries e outros problemas na nossa boca. No entanto, não é preciso cortar por completo os doces do seu dia a dia. Afinal, com uma higiene bucal adequada é possível manter seus dentes e gengivas saudáveis sem ter que abrir mão do docinho após a refeição.
Qual a influência do açúcar na formação da cárie?
A cárie é uma consequência do acúmulo de placa bacteriana, que ocorre devido aos resíduos que se acumulam nos dentes por falta de escovação adequada. Com a formação da placa, a bactéria ali presente passa a produzir ácidos que irão degradar a superfície dentária. O açúcar, por sua vez, irá favorecer a reprodução dessas bactérias, pois é o “alimento” destas. Porém, outros alimentos, quando unidos à higiene inadequada, também interferem na formação da cárie.
Outros prejuízos do açúcar
Além da cárie, o acúmulo de placa bacteriana também é prejudicial às gengivas, causando gengivite e doença periodontal. Essas condições são também muito graves pois danificam os tecidos que sustentam os dentes, podendo causar até mesmo a perda deles no longo prazo.
É importante destacar ainda os prejuízos do açúcar em todo o organismo, desde ao aumento do risco de diabetes até a inflamação.
Como prevenir as cáries?
Como dito antes, é possível manter a saúde bucal sem ter que abrir mão completamente dos doces. Por isso, escove os dentes após as refeições e utilize o fio dental. Também é necessário realizar visitas de 6 em 6 meses ao dentista para realização da limpeza profissional.
Tratamento da cárie
O tratamento é individualizado de acordo com o dano que a infecção causou, por isso a avaliação do dentista é necessária. Normalmente, há a restauração do dente cariado, seguida do tratamento preventivo com profilaxia e aplicação de flúor.