Existem muitas causas subjacentes ao mau hálito, sendo necessário uma consulta com o dentista para identificar e promover o melhor tratamento. Entre elas estão a ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, má higiene bucal, doenças periodontais, diabetes, a sensação de boca seca, infecções, da garganta e do pulmão, e também problemas gastrointestinais e um regime alimentar severo.
O controle do mau hálito começa com uma higiene bucal completa, pelo menos três vezes por dia, escovando os dentes, usando o fio dental para remover restos alimentares e placa bacteriana e escovando a língua. Esses hábitos combinados podem eliminar o mau hálito.
Dicas para controlar o mau hálito no dia a dia:
Além da higiene bucal, existem algumas formas de evitar o mau hálito: evite ficar muito tempo sem comer pois o jejum extremo pode provocar o aparecimento do mau odor, também é importante beber bastante água ao longo do dia para manter-se hidratado e garantir a umidade das mucosas pela saliva.
Também é indicado que você visite um dentista regularmente para realizar um profilaxia e evitar problemas bucais que possam provocar halitose.