Mandíbula estalando: causas e tratamentos

Os estalos na mandíbula são bastante comuns. Podem acontecer em diversos momentos do dia a dia, como na mastigação ou ao bocejar. Mesmo sendo comum, esse sintoma não deve ser ignorado, pois pode ser um sinal de problemas na articulação temporomandibular.

estalo na mandibula

Causas mais comuns para estalos na mandíbula:

É claro que precisamos avaliar individualmente, mas muitas vezes os estalos ao abrir e fechar a boca, como na hora da mastigação, são sintoma de disfunção da ATM. É importante prestar atenção se existem outros sintomas que vem junto ao estalo, como dor na mandíbula, zumbido no ouvido, dor de cabeça e limitação do movimento, pois indicam fortemente DTM.

Consequências da mandíbula estalando:

Pode ser que os estalos não estejam associados a condições mais graves, porém também podem indicar um processo degenerativo, sendo indicado buscar ajuda de um dentista logo quando o sintoma se instala.

Tratamento para a mandíbula estalando:

Para indicar o melhor tratamento, é necessário identificar a causa do problema, seja por hábitos como apertamento dos dentes ou disfunção da ATM. Em ambos os casos, pode-se utilizar placas oclusais estabilizadoras e desprogramadoras para controle da condição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *