Sua gengiva sangra quando você escova os dentes ou passa o fio dental? Esse é um sinal de doença na gengiva!
Por que ocorre o sangramento da gengiva?
O sangramento nas gengivas ocorre devido à inflamação causada pelo acúmulo de placa bacteriana nessa região, a chamada gengivite. A placa é um biofilme de bactérias que irritam a gengiva e se misturam aos restos de alimentos, produzindo ácidos que afetam os dentes. Quando há acúmulo de mineralização da placa, há formação do tártaro.
O sangramento é, portanto, resultado da inflamação que essas bactérias causam no local. A gengiva fica sensível, avermelhada e até mesmo inchada, podendo ser ainda acompanhada de mau hálito e sensibilidade nos dentes.
Essa inflamação é uma das doenças mais comuns que afetam a boca e, se não tratada de forma adequada, pode evoluir e acometer o tecido que fixa os dentes aos ossos, causando até mesmo perda dos dentes.
Fatores que causam a gengivite
O principal fator de risco para a gengivite é a placa bacteriana. Por isso, é muito importante evitar a sua formação por meio da escovação e uso adequado de fio dental, bem como visitas anuais ao dentista para realizar a limpeza profissional.
Assim, a má higiene bucal é a principal causa da gengivite, mas existem outros fatores que podem contribuir:
- Excesso de força na escovação
- Uso inadequado de fio dental
- Problemas de oclusão dental
- Tabagismo
- Medicamentos anticoagulantes
- Deficiência de vitamina K
- Diabetes
Consequências da gengivite
A gengivite deve ser controlada de forma adequada e o mais rápido possível, pois a progressão da doença pode deteriorar o osso que suporta os dentes, provocando a doença periodontal e a perda de dentes.
Adorei o post! Muito informativo e bem escrito. Parabéns!