Qual a diferença entre tártaro, cárie e placa?

Qual diferença de placa bacteriana e cárie

Tártaro

O tártaro é a placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes, adquirindo coloração marrom ou amarelada. O tártaro também pode ocorrer na gengiva, propiciando a inflamação dessa região (gengivite).

A presença do tártaro pode trazer diversos problemas à saúde bucal, por isso, é importante prevenir essa condição. A escovação diária, principalmente depois das refeições, é fundamental, bem como a visita regular ao dentista.

Placa bacteriana

A placa, ao contrário do tártaro, não apresenta coloração. É uma película fina, formada por uma massa de bactérias e resíduos de alimentos que se acumulam sobre os dentes.

No início, a placa bacteriana não se adere tanto aos dentes e sua remoção é fácil de ser feita através da escovação. Porém, quando essa placa não é removida, tende a aumentar com a proliferação das bactérias, propiciando a formação do tártaro.

Cárie

A cárie ocorre quando há destruição de alguns tecidos do dente, como a dentina, devido à produção de ácidos pelas bactérias da placa bacteriana. Quando há excesso de consumo de açúcares e falta de higiene bucal adequada, essa produção de ácidos é maior, aumentando o dano aos dentes.

Em todos esses casos, é importante manter a higiene bucal de forma adequada e visitar regularmente o dentista para prevenir maiores danos e o comprometimento da sua saúde bucal.